Tem mamãe que é menino e papai que é menina

Ontem a Sophia me disse que "tem mamãe que é menino e tem papai que é menina".
E eu perguntei:
_ É mesmo, filha? E quem te ensinou isso?
_ Ninguém, mamãe... eu sei!

Não é, no mínimo, surpeendente ouvir isso de uma criança de 4 anos de idade? Sempre ensinei que temos que respeitar as pessoas e é assim que eu penso. Não acho que uma pessoa deve ser respeitada porque é mais velha, mais rica, ocupa uma posição social superior, ou por qualquer outro motivo semelhante. Uma pessoa merece respeito pelo simples fato de ser uma pessoa.. e pronto! Se todos agissem assim, não haveria discriminação, preconceito de nenhuma espécie.
Mas a questão aqui não é bem essa. Minha filha, com 4 anos de idade, simplesmente constatou por conta própria que "tem mamãe que é menino e papai que é menina"! E essa constatação foi tão natural pra ela quanto deveria ser pra todo mundo.
Observando a Sophia e meu sobrinho, Gabriel, cheguei à conclusão de que o futuro da humanidade está a salvo e em ótimas mãos! Quem tem filhos pequenos vai entender o que quero dizer: as crianças de hoje são, de fato, a salvação do mundo. Nossos filhos, desde já, aprenderam a reciclar, economizar água, plantar árvores, cuidar de animais, amar a natureza e...respeitar a diversidade!
E criá-los assim é fácil. Basta evitarmos contaminá-los com os nossos preconceitos, ensinarmos a viverem de coração aberto, a descobrirem as coisas e a chegarem às suas próprias conclusões...pronto!
Sabem qual foi a sensação que senti ao ouvir aquela frase da Sophia? A sensação de que coloquei um tijolinho para a construção de um mundo melhor.

Mamãe Ju

4 comentários:

  1. É como o clichê de que menino não pode usar rosa ou menina jogar futebol... Você disse tudo: criá-los sem preconceitos.
    Se puder, dê uma passadinha em http://caixinhadaadri.blogspot.com/2010/10/menino-nao-pode-usar-rosa.html .
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. Nooossa, essas meninas nossas sei não... São nosso tesouro, e sai com cada coisa, é isso mesmo nosso futuro estar em muito boas mãos, criá-los sem preconceito é TUDO!

    ResponderExcluir
  3. Que show!
    Eu sempre achei que o mundo precisava conhecer gerações melhores pra se salvar...
    E NÃO É QUE JA CHEGOU A GERAÇÃO ESPERADA????

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana e inteligente! Antevejo que essas leis d proteção das classem menos favorecidas entrarao em desuso, pois as campanhas, os apelos são tão fortes q nas crianças, q absorvem td melhor q os adultos, estão fazendo efeitos maravilhosos. E a nossa parte é regar sementinha plantada. Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...