A vaidade em forma de gente pequena

Oi, meninas!

Hoje o papo vai ser sobre a famosa vaidade feminina.
Antes de ser mãe, eu via aquelas crianças de 3, 4, 5 anos de idade, de unhas pintadas, batom, salto-alto e prometia a mim mesma que se tivesse uma filha ela NUNCA usaria essas coisas nessa idade... mas aí nasceu Sophia_ a vaidade em forma de gente pequena!
Temos um vídeo dela na sua retrospectiva de 2 anos (ou seja, quando o gravamos, ela devia ter por volta de 1 ano e meio) em que ela aparece na Zara, experimentando uma calça jeans. Então, ela vai até o espelho e se vira para olhar como ficou o bum-bum! Acreditem, é a mais pura verdade!
Sophia foi crescendo... e a vaidade dela também! Quando me dei conta, minha filha já era freqüentadora assídua dos salões de beleza (claro, sempre incentivada e levada pela sua idolatrada tia Jane!), e as manicures disputavam para ver quem faria as suas unhas. Já estava fascinada por batons e um dia, me disse ao telefone que não lavaria os cabelos em casa porque ela "precisava de um cabelereiro"! Aliás, o Mauro, nosso cabelereiro, diz que ela ainda vai ser a sua melhor cliente.
Mas comecei a me preocupar mesmo quando ela passou a deixar de comer para não sair o batom e quando  colocou as mãozinhas pra frente e me disse: "Mamãe, preciso fazer as unhas, já tá tudo descascado". Nesse dia, percebi que deveria fazer alguma coisa a respeito.
Essa vaidade toda vinha dela, de sua personalidade e, por mais que ela convivesse com três mulheres em casa, nunca fomos reféns da vaidade. Assim, não podia simplesmente proibir e reprimí-la, então, resolvi fazer um acordo: ela só poderia fazer as unhas quando fôssemos a uma festa e só usaria batom quando fôssemos passear. Pronto! Estava tudo resolvido! Sophia aceitou facilmente nosso acordo e não precisamos entrar em atrito. Tudo bem que, de vez em quando, ela tenta burlar o tal acordo e, ás vezes, eu finjo que não vejo, pra que eu não me coloque num papel de polícia, que deve manter a ordem a qualquer custo.
Mas o mais legal de tudo é que nós duas adoramos os acordos e os respeitamos, assim nos tornamos cada dia mais cúmplices e amigas!

Um comentário:

  1. Que coisa fofa! Ela deve ser uma gracinha!
    O modo como você gerenciou a situação foi muito bom, não deixou traumar e ensinou que esse tipo de adorno tem a sua hora, parabéns mamãe!
    Eu só tenho meninos, eles não ligam muito para o que vestem, ao contrário da mamãe fashionista, hehehe!
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...