As fotos de nossos filhos são a melhor lembrança

por Adriana Alencar



As fotografias familiares dos séculos passados eram um acontecimento: todos reunidos em uma pose sóbria, sem cores ou sorrisos, o resultado de horas na mesma posição para que a iniciante tecnologia da época pudesse captar o momento. Hoje, a digitalização mudou drasticamente a maneira com que encaramos a arte de fotografar; não é necessário esperar a revelação para ter uma ideia do resultado final, pode-se descartar a foto imediatamente se não for do nosso agrado. Fotografamos pelo celular, aparelho minúsculo que cabe no bolso e contamos com máquinas avançadíssimas que captam os pormenores, sem falar nos recursos de mídia para editarmos o nosso trabalho como bem desejarmos. É uma revolução, nunca se fotografou tanto como agora, e essa tendência cresce cada vez mais. Os álbuns de papel são coisa do passado, mantidos por alguns saudosistas; a internet oferece um espaço imenso de armazenamento e a oportunidade de compartilhar as imagens com quem quisermos independente da distância física. A pergunta é: estamos aproveitando tudo isso para sermos mais felizes?

Alguns povos proíbem a fotografia de pessoas por achar que a alma fica aprisionada na imagem. De certa forma, creio que tem razão; a fotografia imortaliza um momento, um segundo depois ele não existe mais, a não ser naquela foto que, graças ao progresso dessa arte, pode ser preservada indefinidamente (lembremos que o papel tem tempo de validade). Qual a melhor maneira de conservarmos as alegrias da infância de nossos filhotes além da fotografia? Eles crescem, vão para longe, mas os temos para sempre conosco, em qualquer idade, ao alcance das mãos...

Não espere para amanhã, comece hoje, fotografe-o sorrindo, emburrado,comendo, pulando, com roupas diferentes (siga os modelos do Vestido de Rodar, hehehe) ou a cada vez em que estreia uma roupa nova como eu faço. Não importa onde e quando, o importante é registrar os momentos, garantir que sejam eternos; o beneficiado não será apenas você, mas ele próprio, pois terá a mais fiel testemunha de seu passado, sua imagem, para orientá-lo nas ocasiões em que buscar as suas raízes. Tirar uma foto é prestar um depoimento aos que a veem, inspirando as gerações futuras e satisfazendo a busca nostálgica das presentes.

Aprendemos com a história, a que nos ensinam na escola e a pessoal de cada um; garanta que seu filho possa tirar da sua os ensinamentos que gostaria que gravasse em seu coração. Tire muitas e muitas fotos, com e sem significado aparente; com certeza ele saberá interpretar cada uma e tirar delas a mensagem que você gostaria de ter passado mas faltaram as palavras.

Um abraço,

Adri

9 comentários:

  1. Eu adoroooooooooooo fotos. Dá pora ver né? meu sonho: ser fotografa srsrsrrsrsrrsr com uma máquina maravilhosa na mão, rsrsrsrs ah! fiz um slide com alguns trabalhinhos de Alice, tá lá no blog confere. bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Adoro tirar foto dos meus filhotes, nossa quando o caio nasceu eram outros tipos de maquinas né, nossa gastava bastantes com aqueles filmes hehehe,hoje chegou a maquina digital, e estou tirando muitas fotos da minha princesa e do meu principe...beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorooo tirar fotos da Júlia,mas sou do tipo que se não revelar e colocar num albúm pra folhear depois eu não fico satisfeita!!!rsrsr
    Sou das antigas mesmo fazer o quê?!hehehhe

    BJOS!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é Adri, acho que a foto diz algo como "Isso foi!" e é lindo, sempre fotografo minha irmã, minhas amigas e amigos, não gosto muito, mas quando sei que estou vivendo um momento unico fotografo e guardo pq vale a pena guardar lembranças!!!

    Com ou sem motivos é sempre bom registrar os bons momentos!!!

    ResponderExcluir
  5. ADRI ..NEM SABIA QUE ERA SEU ESSE BLOG...MAS OLHA EU TENHO TANTAS FOTOS QUE NÃO IMAGINA...SABE QUE FIZ UM MURAL IMENSO NA MINHA SALA COM FOTOS RECORTADAS FICOU LINDO....E TENHO MUITO MAIS MUITOS PORTARETRATOS ESPARRAMADOS PELA CASA....JEITO DE LEMBRAR JEITO DE MATAR SAUDADES JEITO DE VIVER....ADORO FOTOS... AINDA FAÇO UM CURSO DE FOTOGRAFA... BEIJOS
    OTILIS
    LINDO POST COMO TODOS ...

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, eu adoro tirar fotos e tiro muitas do meu filho porque ele adora posar mesmo, quer ser modelo fotográfico, mas eu particularmente tenho muiiiiiiita dificuldade de ver fotos antigas de quem já se foi, não sei lidar com a saudade de quem não vai mais voltar, perdi pai, mãe e irmã, as duas últimas há pouco tempo e não consigo olhar fotos de nenhum deles, nem do meu pai que partiu há 18 anos, mas com certeza meu filho vai ter muita foto minha pra olhar e as deles (bebê) só olho porque graças a Deus ele ainda está aqui, com quase 17 anos já, meu tesouro.
    BjoBjo;)

    ResponderExcluir
  7. Menina, cê acredita que eu ainda tenho várias fotos de papel?? amo porta retratos espalhados pela casa...rsrsrs

    ò vim la da Adri...Xeu me paresentar! Sou Joana, simplesmente Joana...

    Já to seguindo! ôxe!

    Tiespero para um café la no bloguito tá?
    Se joga por lá, porque o blog é nosso! Tem sorteio rolando por lá.

    Beijos-tiesperando!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Vim agradecer aos comentários, passei em cada blog para dar um oizinho.
    Um beijo carinhoso,
    Adri

    ResponderExcluir
  9. oi
    Eu também amo fotografia! só que quase nunca estou nelas e quando estou não gosto do que vejo, rsrsrs
    Você disse que fotos de papel se acabam mas eu tenho 2 cd um do aniversário de 4 do meu filho e um outro que estragaram, não consigo abrir de jeito nenhum. Acho que devia fazer mais álbuns igual a Tathy, pelo menos teria algumas frotos destes eventos.
    hoje que estou conhecendo este blog, muito lindo!
    parabéns
    um abraço
    Ester

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...