Natal. Preocupação no ar!

por Adriana Alencar (mamãe Dri)


Todo ano, nessa época, é aquela correria nas lojas: presentes para os amigos, ceia de Natal e look para a data. Os filhotes não fogem à regra: as mães, fashionistas ou não, procuram a roupa perfeita, que vai deixá-lo elegantérrimo e dure até o final da festa, sem rasgões ou manchas de molho (se acharem me avisem que irei comprar também!). Muitas vezes as crianças estão mais enfeitadas do que a própria árvore e nem podem brincar direito, pois o sapato aperta, o vestido é comprido e a menina tropeça e as presilhas de cabelo pinicam...Será que tem de ser assim?

O verdadeiro significado do Natal é, às vezes, perdido no meio dos seus preparativos. Gasta-se mais tempo pensando em como preparar o peru do que nas modificações de vida e objetivos que essa data sugere. O vislumbre do nascimento do menino Jesus limita-se aos presépios nas vitrines das lojas e a Missa do Galo é substituída pelo especial de música da TV. Já que o melhor da data é a comemoração, vamos pular a parte enfadonha, a remodelação espiritual; poucas mães lembram de explicar o que representa cada imagem naquela cena bucólica da manjedoura ou de mostrar as passagens bíbilicas onde ela é narrada.

Sou uma eterna defensora do equilíbrio, em todos os sentidos. É melhor ter um pouco de cada do que tudo de uma única coisa. O mesmo pode ser aplicado ao Natal: NÃO PRECISAMOS de uma ceia perfeita, de uma decoração perfeita e de filhos perfeitos, podemos ser muito felizes com uma galinha assada no forno com batatas, uma árvorezinha com algumas bolas e roupas novas de lojas de departamentos (ok, tem de ser transadinhas!). Nossos filhos terão a lembrança dos momentos felizes que passaram, da comida caseira da mamãe e das brincadeiras em família que marcam essa data. Aliás, criá-los almejando sempre a perfeição não é recomendável, pois o índice de frustração é grande nessa busca , já que ela não pode ser alcançada de verdade.

Neste Natal, convide mais pessoas à sua casa e faça menos coisas para recebê-los; deixe que reine a espontâneidade do espírito natalino e seja feliz. Se a tradição de que o começo do ano é uma imagem de como ele será, esse pensamento de felicidade simples durará até a virada e lhe acompanhará por todo o 2011. São os meus votos!

Um abraço carinhoso,

Adri

Leia mais artigos da Adri no Caixinha da Adri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...