Comer, comer, é o melhor para poder...ficar bonita!!!!

A vaidade feminina é tão poderosa que ela não precisa ser, necessariamente, algo ruim para uma criança.
Essa lição, aprendi com minha mãe.
Já repararam como toda criança passa por uma fase de preconceito alimentar? É aquela fase em que começam a "torcer o nariz" para o prato: não gostam disso porque é verde, daquilo porque é roxo e daquilo outro porque tem aparência estranha. E nós, pobres mães em desespero, só faltamos fazer promessa pra nascer um espinafre cor-de-rosa pra ver se fica um pouco mais atraente!
E cada uma faz o que pode: umas mudam os nomes, dão apelidos engraçados, decoram os pratos com carinhas...
Sophia sempre foi louca por sucos. Nas minhas primeiras tentativas, comprei uma daquelas máquinas de suco e fazia o que eu chamava de "suco de salada". E misturava laranja, maçã, espinafre, couve, e sei lá mais o que tinha na geladeira. Até que deu certo por um tempo, mas a medida em que ela ia crescendo, não caía mais nas minhas armadilhas gastronômicas...
Até que um certo dia, estávamos jantando enquanto Sophia fazia caretas para o prato. E minha mãe perguntou:
_ O que foi? Não vai comer tomate?
_ Não gosto, vovó!
_ Ah... que pena! O tomate faz  boca ficar tão bonita que parece que a gente passou batom!

Nesse momento, todos prendemos a respiração e olhamos para a Sophia. Ela olhou para a avó com os olhinhos brilhantes e disse:
_ Eu ADORO tomate!

 A cada pedacinho de tomate que comia, mostrava a boquinha, toda orgulhosa de sua beleza, para que nós a elogiássemos. E nesse dia Sophia fez as pases com a comida! Até hoje, a cada novo alimento que experimenta, ela pergunta "o que esse faz bonito?".
Então, entendi que poderia canalizar toda a vaidade de Sophia para o seu próprio bem. E o mais importante: poderia incentivá-la a se alimentar bem sem ter que enganá-la, porque, de fato, todos os alimentos saudáveis contribuem de alguma maneira para a nossa beleza também!
Comprei um desses livros que falam sobre alimentos e vitaminas para poder ensiná-la melhor sobre o que cada alimento "faz bonito". E se eu conseguir fazer com que ela leve para a vida o hábito de uma alimentação saudável, já me sentirei recompensada.

3 comentários:

  1. Mas a vovó não mentiu! Realmente os alimentos trazem beleza ao corpo se ingeridos de maneira coreta né? sua Sofia é linda. bjsssssss

    ResponderExcluir
  2. Adorei sue blog.
    Eu quando era criança nao queria comer maçã por causa da bruxa da branca de neve. Então minha mãe falou que a branca de neve tinha a pele bonita porque comia maça... a brux é que estav com inveja e queria uma igual... passei a comer maçã. rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...