Ajudem a salvar a saúde das nossas filhas!

Acabei de ler um artigo sobre a maquiagem infantil. Já escrevi sobre isso e sobre como consegui controlar um pouco da vaidade desvairada da Sophia.
O artigo fala sobre como as meninas se maquiam cada vez mais cedo e como isso desperta a erotização infantil e o interesse dos pedófilos. Como mãe de menina, eu sei o quanto é difícil falar sobre esse assunto, mas existe um outro problema que temos que enfrentar e é tão ou mais grave do que a maquiagem das nossas meninas: os sapatos de salto alto!
No último fim de semana fui ao shopping comprar uma sandalia para a Sophia ir à escola. Fiquei espantada com a quantidade de modelos com salto alto para as crianças! E são, justamente, aquelas que as meninas mais querem: Barbie, Xuxa, Hello Kitty, etc, etc.. e como se não bastasse o apelo dessas marcas pelo salto alto, ainda fazem aqueles brindes que encantam as crianças: bolsinha-não-sei-do-quê, pulseira-não-sei-das-quantas...
E de repente, nós, pais, ficamos responsáveis por decidir comprar ou não um produto extremamente prejudicial à saúde das nossas filhas e que, ainda por cima, ajuda e erotizá-las e expô-las aos pedófilos.  Mas, o que devemos responder às nossas filhas quando elas nos pedem uma sandalia de salto alto e complementam dizendo: "Mas a fulninha da minha escola tem uma dessas!" ?
Alguém pode estar pensando que é exagero meu, mas será que é mesmo?
Não é verdade que o uso do salto alto durante a fase de crescimento resulta em problemas graves na estrutura óssea da criança? Será que devo responder à minha filha, quando ela me pergunta porque não pode ter uma sandalia das Princesas que tem salto alto e pulseirinha, que o uso do salto alto na idade dela pode causar mudança de postura, bolhas, calosidades, alteração da unha, arqueamento ou retração dos dedinhos e manifestação dos joanetes, além de problemas mais graves na estrutura óssea dela? Será que ela entenderia?
A questão é: porque ainda permitem que as empresas calçadistas lancem mão de um artifício tão baixo para venderem mais e mais às custas da saúde das nossas crianças? Quantas das mães têm essa consciência e o sangue frio de negar à sua filha algo que todas as suas amiguinhas usam, menos ela?

Quero deixar registrado o meu apelo:
Autoridades, por favor, proibam o comércio desse tipo de produto!
Mães, divulguem, deixem de comprar e me ajudem a salvar a saúde das nossas meninas antes que seja tarde demais!

Mamãe Ju.

6 comentários:

  1. Amei o post!!!

    Eu sempre me julguei muito dura com a Sabrina, mas desde muito pequena quando ela começou a pedir eu dizia que não daria a tal sandália por ter salto e por ser plastica ( ou de silicone, sei lá)e por não fazer bem. Deixaria o pé dela com bolha, ela poderia virar o pé e se machucar, que não faria bem pra coluna dela, etc... nunca foi tarefa fácil. Uma vez o papai achou que não teria tanto problema assim e deu a ela uma sandalia da Sandy, lindinha (sim, essas sandálias são lindinhas e vem com brindes que encantam as pequenas), ela tinha uns 4 anos,ela veio para casa toda feliz...até sair para ir até a padaria, virou o pé e foi um caos...resultado a mamãe mostrou e falou que isso acontece pq elas não tem ainda firmeza para caminhar sobre um salto.
    Este ano fomos comprar uma sandália para ela e por incrivel que possa parecer, nem as marcas mais conhecidas como Pampili e Bibi tem sandálias baixinhas, sem salto. É um apelo que fazem para que as mães se rendam e acabem por comprar. Acabei comprando pela Posthaus uma da Marisol e outra da Lilica sem salto. Quando encontrava sem salto não tinha na numeração da moça.
    Nossa, escrevi muito para ser comentário,rss
    Concordo com vocÊ plenamente, devemos zelar pelas meninas, mesmo que isso signifique dizer muitos nãos para elas, seja no salto, na maquiagem, nos brincos muito exagerados, nas roupas estilo mini adultas.
    Acho que é isso por hora, beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu não compro sandálias de salto pra Alice , emsmo as que ela deseje, vi uma bota da Hello Kity linda mas de salto enorme, plataforma, dai desisti, faço possível pra evitar.
    Na verdade ela não tem nenhuma a não ser um tamanco , mas mal usa.
    Quanto ás maquiagens, só brilho e batom se deixar ela usa tudo, mas não deixo moro d emedo de alergias, pois os produtos são pra adultos. comprei um brilho infantile basta. Temos mesmo que estar atentas, bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. salto nem pensar, nem plataforma, que algumas pediatras tem sugerido pra maes que nao conseguem dizer não. maquiagem só brilho labial, até pq a boquinha da alana sempre fica ressecada e racha. nao tenho medo de dizer não e nao me importo se todas usam. ela vai ter que se acostumar em ter o melhor pra sua saúde, inclusive mental. já recebi até sugestoes pra alisar o cabelão dela (the most beautiful black power ever). e ela tem só 5 anos. é o fim

    ResponderExcluir
  4. Ah não...alisar o cabelo não ne? É lindo...esse pessoal viaja ne?

    ResponderExcluir
  5. É gente... as mães que realmente se importam têm mesmo que saber dizer muitos nãos para os filhos. E isso já é difícil nas situações normais, corriqueiras do dia-a-dia. O problema é que essa é uma situação que não precisava acontecer. Foi fabricada por uma indústria que joga baixo para vender, daí a minha indignação. Mas eu digomuitos nãos pra sophia na certeza de que estou fazendo o melhor pra ela mas, mesmo assim, me importo...as crianças, ao contrário dos adolescentes, sofrem e são discriminadas por serem diferentes das demais.. mas isso é assunto pra outro post!
    Beijos a todas e obrigada pelo apoio!

    ResponderExcluir
  6. O bom de ser criança é justamente não ser adulto..então não existe nenhuma necessidade de fantasiar esses anjos de adulto...as crianças são lindas assim como são...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...